sábado, 24 de dezembro de 2011

Chico Marques manda instalar brinquedos infantis em praças



O prefeito Chico Marques (PMDB), esta instalando diversos brinquedos infantis nas praças da cidade, “a fim de oferecer às nossas crianças opções de lazer e entretenimento.”
Inicialmente as praças dos bairros Boa Vista e Santinho serão beneficiadas com três tipos de brinquedos. A expectativa que todas as praças ganhem esse tipo de beneficio.
 Chico Marques considera o entretenimento, lazer e diversão, como requisitos básicos e legais, disponiveis por lei, para propiciar a todos condições de bem-estar. “Temos absoluta certeza que novos brinquedos nas praças proporcionará a presença de famílias nesses logradouros públicos”.

Em outro trecho de seu trabalho Chico Marques observa que em  quase todas as  praças de nossa cidade não existem brinquedos infantis e o pouco que existe estão danificados.
 “Nossas praças são comumente visitadas nos finais de semana e feriados, na sua maioria por crianças, que ficam sem opções de se divertir, exatamente pela ausência de brinquedos para o seu lazer”, finalizou o prefeito Chico Marques.
,

Chico Marques presenteia crianças carentes com brinquedos no natal

O prefeito Chico Marques e a primeira-dama, Ana Maria, estão realizando uma verdadeira maratona desde o dia (23/12), para entregar pessoalmente quase quatro mil brinquedos destinados às crianças carentes das vilas e bairros da cidade.
Estão sendo atendidos os bairros: De Fátima, Matadouro, Vila São Pedro, Pedrinhas I e II, Vila Marupá, Padre Mário, Vila São João, São Cristóvão, Xique Xique, Santinho, Piquizeiro, Vila Esperança, Floresta, Vila Nize, Riachinho e Prainha, Vila França, Galdinal, dentre outros.



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A NOVA ETAPA DO PROJOVEM ADOLESCENTE, ANO DE 2012.

O Projovem Adolescente é um Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos, tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
As inscrições acontecem em Barras, no Centro da Juventude (casa de pedra) nos seguintes horários: 7h às 11h45 e das 13h às 17h45 e se estenderão até fevereiro de 2012.
Em Barras são oferecidas além de orientações com temas transversais, oficinas de: Futebol, Vôlei, Balet, Percussão, Violão, informática além de Estudos do Meio (aulas passeios).
.

Equipe do NASF realiza confratenização de final de ano


 A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF),realizou nesse uma dia(21),no Havai clube uma confranternição em comemoração as festividades de final de ano.O secretário de Saúde Abdias Ramos e o prefeito Chico Marques levaram seus desejos de feliz Natal e Feliz ano novo.Essa festa teve organização da coordenora Luisa e sua equipe.

.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Chico Marques decreta Recesso Administrativo a partir do dia 26/12.

O prefeito Chico Marques, através do decreto n° 112/11, decretou Recesso Administrativo em todos os órgãos do poder público municipal a partir do dia 26 de dezembro de 2011 com retorno no dia 03 de janeiro de 2012. A medida visa racionar o serviço público Municipal local, com o objetivo de proporcionar aos servidores do município maior  tempo para passar com seus familiarers, durantes as festas do Natal e passagem de ano. O Decreto não atinge os serviços considerados essênciais, que não podem ser paralisados ou interrompidos.

Prefeito Chico Marques Participa de encontro do CITCOCAIS em Joaquim Pires


O prefeito de Barras, Chico Marques (PMDB), participou na manhã desta quinta-feira (22/12), na cidade de Joaquim Pires, de uma reunião do Consórcio Integrado do Território dos Cocais (CITCOCAIS), onde foram discutidos novos projetos para o ano de 2012. Participaram do evento os prefeitos de  Esperantina, Batalha, Luzilândia, Morro do Chapéu, Joca Marques, dentre outros.
Durante a Encontro foram debatidos vários assuntos, entre eles: a compra direta da Agricultura Familiar, nos próprios municipios; apresentação do novo Estatuto, pelo advogado Alexandre Nogueira – assessor juridico; prestação de Contas dos meses de outubro e novembro; avaliação do uso dos kits de máquinas.
A primeira quinzena de janeiro de 2012, será marcada uma audiência com o governador Wilson Martins e alguns empresários do Estado, em busca de novos investimentos na região do Território dos Cocais.
De acordo com o gestor, as terras existentes em alguns municípios do Território dos Cocais são de ótima qualidade e que se faz necessário o desenvolvimento da região.






.

Chico Marques e Abdias Ramos realizam sonho de crianças carentes do Bairro Pedrinhas

 O prefeito Chico Marques, acompanhado do Secretário de Saúde, Abdias Ramos, do Diretor do HMLM, Neto Cavalcante, Dra. Gorete e a enfermeira Patrícia, estiveram presentes na Festa das Crianças realizada na última quarta-feira (21/12), na Escola Municipal Dr. José do Rego Lages, no Bairro Pedrinhas. No evento foram distribuídos presentes para as crianças presentes. A festa foi uma organização da equipe da Secretaria de saúde.



.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Chico Marques empossa novos conselheiros

O prefeito Chico Marques, em cerimônia realizada na sala de reuniões do Palácio Casa Rosada, na manhã desta quarta-feira (21),  deu posse a diversos membros dos conselhos que atuam junto a Secretaria de Assistência Social (SEMAS). Foram empossados os membros dos conselhos:  CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente), ICS/PBF (Instancia do Controle Social do Programa Bolsa Família), CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social), CMSEG (Conselho Municipal de Segurança Alimentar. Os conselhos terão paridade de membros,  tanto da sociedade Civil quanto do Governo e serão os responsáveis pela tomada de decisões junto à gestão municipal.

Carnaval 2012: Barras Oh! Linda cidade.

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que tem no comando o carnavalesco Germano Filho, conhecido em todo o Piauí, começa a preparar o projeto do carnaval 2012. O tema no próximo ano que é baseado na idéia de continuidade do resgate iniciado em 2011. “Somos a terra da alegria, do sol e das águas”. E dentro dessa ótica que a idéia será materializada. “Há alguns anos recebemos o titulo de Olinda do Piauí, pela espontaneidade, tradição, fantasia, cor e humor do nosso carnaval”, comenta Germano Filho.
Barras oh! Linda cidade, um banho de amor nas águas da alegria, terra de 2012,  faz um trocadilho com a cidade pernambucana, para mostrar que o melhor do carnaval do Piauí acontece na Terra dos Governadores, onde o povo é hospitaleiro, inventivo e festeiro. Retrata também o interesse da administração Compromisso e Trabalho, do prefeito Chico Marques, em recuperar o Patrimônio Arquitetônico do município.

‘’Aqui, além de um grande carnaval, o turista verá os casarões tradicionais como a Casa Rosada e o Patronato (sede da secretaria de educação), na praça senador Joaquim Pires, palco da folia das 17h ás 20h, a partir do dia 18/02/12’’, conclui Germano Filho.
.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Estrada Barras a Batalha recebe recapeamento asfáltico

O Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí (DER-PI) e a empresa Terracom Ltda, deram inicio na manhã desta terça-feira (20/12) os trabalhos de recapeamento asfáltico da PI Barras a Batalha, numa extensão de trinta e sete quilômetros, o prazo de entrega da obra será de trinta dias.
A estrada foi totalmente reconstruída no primeiro mandato do ex-governador Mão Santa. Em 2009, com o rigor das chuvas, a via chegou a cortar e o tráfego foi interrompido e em outros  pontos teve que ser desviado.
A obra chega em boa hora, já que a rodovia estava muito esburacada, mesmo após passar por sucessivas “operações tapa buracos”.

Chico Marques entrega prêmio na final do campeonato do PA Cara Torta

Foi realizada no último sábado (17/12), a grande final do campeonato de futebol do Assentamento Cara Torta, entre os times do Santo Antonio e Boa Presença, cada equipe  finalista recebeu  uma premiação de R$ 600, oferecida pelo prefeito de Barras, Chico Marques, que esteve presente no evento. Chico Marques, ao entregar a premiação, disse que o esporte amador é uma forma de lazer para a população da zona rural e que vai ajudar sempre a pratica do esporte, visando o bem estar social, além da interação entre as comunidades.
 O evento esportivo contou inicialmente com os times: Cara Torta, Centro dos Tipis, Boa Presença, Paraíso, Mocambo, Matinha, Santo Antonio e Barro Preto.


.

Alunos da comunidade Santa Rosa colam grau


A festa de colação de grau da Escola Municipal Brasilino Nunes Ferreira do povoado Santa Rosa, zona da mata, foi realizada no último sábado (17/12), com as presenças do prefeito Chico Marques, da Secretária de Educação, Lourdes Morais, e  do Diretor Administrativo da Educação, Raimundim Caburé.
O evento foi realizado no Clube Santa Rosa, onde aconteceu a solenidade e o baile que foi muito prestigiado pela comunidade.
Chico Marques em seu discurso,  disse que a educação passa por um processo de evolução jamais visto em Barras. “São quadras poliesportivas, ônibus novos, creches, laboratórios de informática, novas escolas, reformas, e uma completa modernização do sistema de ensino”, disse Chico Marques.

.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vereador Hélcio Araújo apresenta LEI que regulamentará os Taxistas de Barras

Hoje (19) de dezembro, reuniram-se na sala de reunião da Casa Rosada, o representante do Ministério Público, Dr. Glézio Setubal, da prefeitura municipal de Barras,  Dr. Afonso Ligorio  e os taxistas de Barras, para tratar sobre aplicação da Lei que regulamenta o exercício da atividade, recém-aprovado, de autoria do vereador Hélcio Araújo. Na oportunidade, o vereador Hélcio Araújo falou na coluna que a proposta foi gerada da sua preocupação com a facilitação da vida das pessoas, nos aspectos atuais da mobilidade urbana. Na mesma linha o vereador informou que está construindo projeto de lei para disciplinar as construções, aliás, deve refletir na saúde da população e no meu ambiente urbano. Na oportunidade o promotor  esclareceu a necessidade de regularização dos profissionais, inclusive a habilitação, para o exercício da profissão.
Dr. Afonso, falou que no início do ano publicará um ato para regularização dos profissionais junto a prefeitura, no qual estabelecerá prazo para regularização dos profissionais junto a prefeitura, no qual estabelecerá prazo para regularização das pendências dos profissionais.


.

Secretaria Municipal de Educação adquire 24 computadores para NTM

A Secretaria Municipal de Educação, acaba de receber do Ministério da Educação através do Programa PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia da Educação, 24 computadores para o Núcleo de Tecnologia Municipal de Barras NTM.
O NTM foi um projeto do professor Francinaldo de Jesus que é multiplicador do PROINFO no município de Barras e tem o objetivo de capacitar os professores do município para atuaream nos Laboratórios de Informática de suas escolas.

.

Representantes da Revista Nova Escola Visitam Barras


Representantes da revista Nova Escola (de circulação nacional) vieram a Barras para fazer matéria sobre o desempenho das escolas municipais.
Os repórteres foram acompanhados pela Secretária Municipal de Educação Lourdes Morais em várias escolas da zona urbana e rural. Os mesmos se surpreenderam quando viram escolas bem modernas (forro de pvc, muitas com internet e Laboratórios de Informática e etc).


.

Secretaria de Educação promove festa de colação de grau na zona rural

 Foi realizada no último sábado (16), no Assentamento Cara Torta, a festa de Colação de Grau dos alunos da Escola Municipal Esmerindo José Francisco. Estiveram presentes no evento o prefeito Chico Marques, a primeira-dama, Ana Maria, Raimundo Sousa, Diretor Administrativo da Secretaria de Educação, Ana Flora e Gracinha. O prefeito Chico Marques não escondia a satisfação por ter sido muito bem recebido pela classe estudantil e o povão em geral.

 Chico Marques em seu discurso enfatizou as últimas obras da prefeitura para atender o sistema de ensino no município, falou da aquisição de cinco ônibus, da creche do Bairro Santinho no valor de R$ 1,5 milhão, das quadras poliesportivas, arrancando aplausos dos presentes.

.