quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Portaria confirma inclusão do médico-veterinário no Nasf

Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) terão veterinários nas equipes de trabalho
A partir de agora, qualquer município brasileiro poderá contar com o médico-veterinário entre os profissionais que formam os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs). A Portaria nº 2488, do Ministério da Saúde, que autoriza a inclusão do médico-veterinário no Nasf foi publicada no Diário Oficial da União. A nova determinação permitirá que os secretários municipais de saúde incluam o médico-veterinário nos quadros de atuação para a saúde da família.

A conquista da inclusão do médico-veterinário no Nasf concretiza o reconhecimento da Medicina Veterinária como profissão da área de Saúde Pública pelo Ministério da Saúde, pois mostra o fundamental e importante papel deste profissional na construção da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS).

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) foram criados com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica e são constituídos por equipes com profissionais de diferentes áreas de conhecimento. Os Nasfs buscarão contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Comemora-se , dia 09 de setembro, o dia do médico veterinário. Regulamentada no Brasil em 1933, a profissão de médico veterinário ganha cada vez mais espaço.
Ultrapassando os cuidados para com os animais domésticos, os veterinários também atuam na conservação de espécies, estudam a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, cuidam de gados, cavalos e outros animais da cultura agropecuária, controlam a saúde de rebanhos em propriedades rurais, além de implantarem projetos em reservas naturais e fiscalizarem estabelecimentos que vendem e/ou reproduzem animais.
Se o que move um médico é o amor pela profissão e a vontade de ajudar o próximo, o que motiva um médico veterinário é praticamente a mesma coisa: amar a profissão e ajudar… os animais.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário